Regras para o envio de trabalhos e publicação de Artigo Científico


Os artigos científicos deverão ser enviados até dia 31/03/2014 pelo site e serão avaliados com a devida observância do previsto nas normas seguintes.


Cada autor, devidamente inscrito no Evento, só poderá apresentar um único artigo, o qual pode ser produzido em co-autoria de, no máximo, duas pessoas, hipótese em que ambas deverão estar inscritas no Evento.


Os artigos deverão ser encaminhados em dois arquivos formato digital:

  • um gravado em Word (.doc ou .docx) com identificação do(s) autor(es);
  • outro gravado em formato PDF (.pdf), sem identificação do(s) autor(es), a fim de que seja submetido à avaliação.


Os artigos deverão ser inéditos, com no mínimo 15 laudas e no máximo 30 laudas.


Para a publicação, os artigos deverão ser aprovados e, para tanto, deverão ser observadas as regras de formatação exigidas e de conteúdo cientifico.


A estrutura do artigo científico, escrito em língua portuguesa ou espanhola, deverá ser composta de: Título (e subtítulo se houver); Nome(s) do(s) autor(es); Qualificação do(s) autor(es) (em nota de rodapé); Resumo; Palavras-chave; Tradução do resumo e palavras-chave (inglês ou espanhol); Introdução; Desenvolvimento com Seções; Conclusão; Referências.

  • Título: na primeira página centralizado.
  • Nome completo do(s) autor(es) abaixo e à direita do título na primeira página, com a qualificação e endereço eletrônico em nota de rodapé. Reitera-se que os artigos poderão ter, no máximo, 02 (dois) autores, caso em que ambos deverão estar inscritos no Evento.
  • Resumo em Português contendo no mínimo 100 e no máximo 200 palavras;
  • Palavras-chaves: mínimo 03 (três); máximo 05 (cinco).
  • Resumo:
    a) em Inglês ou em Espanhol (para artigos escritos em língua portuguesa);
    b) em Inglês ou em Português (para artigos escritos em língua espanhola).
  • Formato A4;
  • Fonte: Times New Roman 12;
  • Espaço (entrelinhas): 1,5 no texto;
  • Citações:
    - até 3 linhas entre aspas, no próprio texto;
    - citações com mais de três linhas: recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 11, normal e espaço entrelinhas 1,0.
  • Observação: Todas as citações deverão ser referenciadas conforme as normas da ABNT (NBR 6023/2002 e NBR 10.520/2002) em sistema nota de rodapé (em formatação de parágrafo justificado) ou sistema autor-data;
  • Referências: conforme as normas da ABNT (NBR 6023/2002 e NBR 10.520/2002), alinhadas à esquerda, em formatação de parágrafo justificado, espaço simples, separadas entre si por espaço duplo;
  • Margens do texto: superior e esquerda 3,0 cm; direita e inferior 2,0 cm.
  • Parágrafos do texto: formato justificado, sem espaçamentos entre os parágrafos.
  • Primeira linha de cada parágrafo: recuo de 1,5 cm.
  • Seções, conforme o exemplo:




1 INTRODUÇÃO


2 SEÇÃO PRIMÁRIA

2.1 Seção secundária
2.1.1 Seção terciária
2.1.1.1 Seção quaternária


3 SEÇÃO PRIMÁRIA

3.1 Seção secundária
3.1.1 Seção terciária
3.1.1.1 Seção quaternária

(...)

REFERÊNCIAS




Por ocasião da inscrição, deverá ser indicado o GT (Grupo de Trabalho) em que o artigo será apresentado.


Poderão ser selecionados para apresentação os 10 melhores artigos que alcançarem, no mínimo, média 7,0 (média das notas atribuídas pelos avaliadores). Aqueles que receberem a mesma nota do último colocado de cada GT também serão convocados. Não haverá recurso.


Os avaliadores analisarão os artigos – atribuindo nota de 0 (zero) a 10 (dez) a cada um dos seguintes critérios: (a) o título do artigo corresponde ao conteúdo desenvolvido?; (b) o artigo foi encaminhado ao Grupo de Trabalho adequado?; (c) a problematização, a justificativa e o objetivo do artigo estão bem definidos e desenvolvidos?; (d) a estrutura do artigo é adequada e lógica, e segue método apropriado?; (e) na conclusão, o artigo responde adequadamente à problematização apresentada?; (f) a linguagem utilizada no texto está gramaticalmente correta?; (g) o artigo agrega informação ou apreciação nova ao tema?; (h) o artigo dá ao tema o aprofundamento necessário a um trabalho de pós-graduação?; (i) as normas da ABNT foram observadas?; (j) a tradução do “abstract” para a língua estrangeira está correta?


Os trabalhos recebidos e não aprovados não serão publicados.


Os trabalhos inscritos e aprovados serão relacionados no sítio do UniCesumar na internet até dia 08 de abril de 2014 (data sujeita à alteração)


O envio dos trabalhos e sua respectiva apresentação implica o aceite de publicação nos Anais do Evento.


Após o recebimento não será permitida nenhuma alteração.


A publicação dos trabalhos nos Anais depende da apresentação dos mesmos no Congresso Internacional de Direitos da Personalidade - Mostra de Trabalhos Científicos sobre o tema. Apenas será permitida a apresentação de trabalhos pelo(s) autor(es). Em caso de co-autoria, é suficiente a presença de um dos autores no momento da exposição. Não será admitida a apresentação do trabalho por terceiros.


Cada autor poderá submeter somente 01 (um) trabalho para a apresentação no Evento. Parágrafo único. Caso um autor envie mais de um trabalho, ambos serão desconsiderados.


ATENÇÃO: Somente serão analisados trabalhos que estejam em conformidade com as regras.


A duração das exposições dos trabalhos aprovados será de 15 minutos. (Não) serão disponibilizados recursos audiovisuais para apresentação.

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