NOVO FIES

Estou prestando o vestibular, posso me candidatar ao FIES?
Não. A legislação do FIES só permite a inscrição de estudantes regularmente matriculados nas instituições de ensino superior cadastradas no programa de financiamento.

Quem pode participar do FIES?
Todos os estudantes regularmente matriculados nas Instituições de Ensino Superior cadastradas do programa e que não tenham participado do CREDUC (Programa de Crédito Educativo) ou do próprio FIES (Programa de Financiamento Estudantil).

É necessário ter feito o Enem para se candidatar ao FIES?
A partir de 29 de julho de 2011, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o Fies deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior.
Ficarão isentos da exigência do Enem os professores da rede pública de ensino, que estejam em efetivo exercício do magistério da educação básica e que sejam integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Também não será exigido o Enem dos estudantes que tenham concluído o ensino médio antes de 2010.

Quais cursos podem ser financiados pelo FIES?
O financiamento é concedido aos estudantes matriculados em cursos presenciais com avaliação positiva nas avaliações do Ministério da Educação. Além disso, as Instituições de Ensino Superior definem, no ato do cadastramento no FIES, quais são os cursos aptos ao programa.

Quando o aluno pode solicitar o financiamento?
O aluno pode se inscrever no FIES em qualquer período do ano.

O estudante que já pagou alguma mensalidade do semestre poderá ser ressarcido, caso contrate o financiamento?
Sim, caso a contratação do financiamento aconteça no decorrer do semestre, a instituição de ensino deverá ressarcir ao estudante financiado o valor referente às parcelas da semestralidade já pagas pelo estudante.

É necessário ter um fiador para ter acesso ao financiamento?
Sim. Para recorrer ao financiamento o estudante deve apresentar um fiador. Existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária.

O que é a Fiança Convencional?
A fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores apresentados pelo estudante ao agente financeiro, observadas as seguintes condições: no caso de estudante beneficiário de bolsa parcial do ProUni, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual à parcela mensal da semestralidade, observados os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela IES, inclusive aqueles concedidos em virtude de pagamento pontual. Nos demais casos, o(s) fiador(es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da parcela mensal da semestralidade.

O que é a Fiança Solidária?
A Fiança solidária constitui-se na garantia oferecida reciprocamente por estudantes financiados pelo FIES reunidos em grupo de três a cinco participantes, em que cada um deles se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente pelos demais.

O grupo de fiadores solidários deve ser constituído no agente financeiro (instituição bancária) no ato da contratação do financiamento por parte dos estudantes. Cada estudante poderá participar de apenas um grupo de fiadores solidários, sendo vedado aos membros do grupo o oferecimento de outro tipo de fiança a qualquer estudante financiado pelo FIES.

Para a constituição do grupo da fiança solidária, não será exigida comprovação de rendimentos dos membros do grupo. Os membros do grupo de fiadores solidários devem obrigatoriamente ser estudantes da mesma instituição de ensino, matriculados no mesmo local de oferta de cursos.

Um estudante já graduado em um curso superior, pode participar do FIES para o curso atual?
Pode, desde que na sua primeira graduação ele não tenha utilizado os recursos do CREDUC (Programa de Crédito Educativo) ou do FIES (Programa de Financiamento Estudantil). Porém o processo de seleção privilegia os estudantes sem curso superior.

Não sei se a minha IES é cadastrada no FIES, como eu posso descobrir isso?
A relação completa de IES cadastradas no programa está disponível no site do FIES.
http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html

O aluno tem FIES e gostaria de mudar da instituição de ensino atual para a UNICESUMAR, é possível?
Sim, a mudança de instituição de ensino pode ser feita e deve ser solicitada na instituição de origem. Para que a transferência aconteça, a instituição de destino deve estar credenciada ao FIES e concordar com a continuidade do financiamento. O curso escolhido também precisa estar credenciado ao financiamento e ter avaliação positiva no MEC.

A UNICESUMAR aderiu ao FGEDUC (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo), permitindo aos alunos contratarem o FIES, independente de apresentação de FIADOR, desde que:

  • Estejam matriculados em Cursos de Licenciatura: ou
  • Sejam bolsistas parciais do PROUNI; ou
  • Possuam renda familiar per capita (por pessoa) até um salário mínimo e meio, o que hoje corresponde a R$ 1.086,00.

Informações e esclarecimentos complementares poderão ser obtidos no Setor de Fies ou através do e-mail fies@cesumar.br

O aluno que faz graduação na modalidade de ensino a distância (EAD), poder ser beneficiado pelo FIES?
Não, pois o benefício só está disponível aos cursos de graduação presencial.

fonte: FIES

PageRank