Unicesumar - Nova marca

GRADUAÇÃO UNICESUMAR
Graduação
Curso de Bacharelado em
Comunicação Social com habilitação em
Jornalismo
Mensalidade Turno Vagas Duração
R$ 921,00 N 50 4 anos
Valor para alunos ingressantes no 1º ano / 2014
Reconhecimento Renovado pela Portaria 3485 de 10/10/2005.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo na disciplina Técnica de Reportagem.
Matriz Curricular
  • Matutino:
    1º ANO
  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA
  • FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO
  • FOTOGRAFIA
  • FUNDAMENTOS EM JORNALISMO
  • LINGÜÍSTICA APLICADA
  • METODOLOGIA DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
  • REDAÇÃO JORNALÍSTICA
  • FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EM COMUNICAÇÃO
  • REALIDADE REGIONAL EM COMUNICAÇÃO
  • 2º ANO
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO
  • FOTOJORNALISMO
  • SOCIOLOGIA
  • TÉCNICA DE REPORTAGEM
  • GESTÃO DE EMPRESAS JORNALÍSTICAS
  • PLANEJAMENTO GRÁFICO
  • PRODUÇÃO EM RÁDIO
  • HISTÓRIA DO JORNALISMO
  • 3º ANO
  • FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA
  • JORNALISMO ESPECIALIZADO
  • EDIÇÃO
  • PRODUÇÃO EM TV
  • RADIOJORNALISMO
  • PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
  • JORNALISMO E INTERNET
  • COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
  • ESTÉTICA E CULTURA
  • 4º ANO
  • AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
  • PROJETOS EXPERIMENTAIS EM JORNALISMO
  • WEBJORNALISMO
  • TELEJORNALISMO
  • NOVAS TENDÊNCIAS EM JORNALISMO
  • PRODUÇÃO VISUAL
  • Noturno:
    1º ANO
  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA
  • FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO
  • FOTOGRAFIA
  • FUNDAMENTOS EM JORNALISMO
  • LINGÜÍSTICA APLICADA
  • METODOLOGIA DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
  • REDAÇÃO JORNALÍSTICA
  • FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EM COMUNICAÇÃO
  • REALIDADE REGIONAL EM COMUNICAÇÃO
  • 2º ANO
  • TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO
  • FOTOJORNALISMO
  • SOCIOLOGIA
  • TÉCNICA DE REPORTAGEM
  • GESTÃO DE EMPRESAS JORNALÍSTICAS
  • PLANEJAMENTO GRÁFICO
  • PRODUÇÃO EM RÁDIO
  • HISTÓRIA DO JORNALISMO
  • 3º ANO
  • FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA
  • JORNALISMO ESPECIALIZADO
  • EDIÇÃO
  • PRODUÇÃO EM TV
  • RADIOJORNALISMO
  • PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
  • JORNALISMO E INTERNET
  • COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
  • ESTÉTICA E CULTURA
  • 4º ANO
  • AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
  • PROJETOS EXPERIMENTAIS EM JORNALISMO
  • WEBJORNALISMO
  • TELEJORNALISMO
  • NOVAS TENDÊNCIAS EM JORNALISMO
  • PRODUÇÃO VISUAL

Sobre o curso
  • Conheça o curso

    A comunicação é a base das civilizações e, hoje, na sociedade globalizada é fundamental para romper fronteiras e alcançar grande relevo social. No entanto, com um mercado cada vez mais ávido por informações completas e com rapidez, torna-se essencial que o profissional do Jornalismo tenha formação crítica e criativa, teorizada e instrumentalizada para a capacitação da área de atuação, sempre com proximidade da realidade local e conhecendo a sociedade no qual está inserido. Nesse sentido, o aluno do curso de Jornalismo da Unicesumar é preparado para atuar de maneira dinâmica em tempo real com acontecimentos do socioeconômico, através dos fenômenos políticos, demográficos, tecnológicos e mercadológicos.

    O curso de Jornalismo prepara profissionais para atuarem nas áreas de webjornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo impresso, assessoria de imprensa e fotojornalismo, por meio da interação entre professor, aluno, academia e mercado de trabalho, da otimização dos laboratórios do curso e do aprofundamento do processo de ensino/aprendizagem.

  • Destaques

    Com ampla estrutura de comunicação, o curso prepara o aluno para exercer a profissão nos vários campos do jornalismo, da comunicação organizacional às redações; das mídias tradicionais como jornais, revistas, TVs e rádios, ao trabalho em webjornalismo — uma formação verdadeiramente multimídia. Aproxima a realidade da carreira do dia a dia do aluno, por meio da TV Universitária, da Rádio Universitária, do laboratório de fotografias e de projetos ao longo do curso.

  • Mercado de trabalho

    O mercado de Jornalismo está aquecido devido ao investimento de algumas emissoras na montagem de equipes para seus telejornais, além do surgimento de canais de notícias 24 horas, da TV digital e dos canais ligados a assembleias legislativas e câmaras municipais de grandes cidades, que contribuem para a abertura de postos na área. O desenvolvimento da tecnologia também gerou novos veículos de comunicação, como a internet, as TVs a cabo e via satélite, revistas e jornais eletrônicos e não só ampliou o campo de trabalho para o jornalista, mas lhe deu uma posição-chave no contexto da era da informação.

  • Estrutura
    - TV Universitária
    - Rádio Universitária
    - Laboratório de TV
    - Estúdio de rádio
    - Estúdio de fotografia

Coordenador
Prof. Vinícius Durval Dorne
vinicius.dorne@unicesumar.edu.br
Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).
Doutorado Sanduíche no Programa Ciências da Comunicação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).
Mestre em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pelo Centro Universitário Cesumar - Unicesumar