Unicesumar - Nova marca

GRADUAÇÃO UNICESUMAR
Graduação
Curso de Bacharelado em
Comunicação Social com habilitação em
Jornalismo
Turno Vagas Duração
N 50 4 anos
Reconhecimento Renovado pela Portaria 3485 de 10/10/2005.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo na disciplina Técnica de Reportagem.
Mensalidade valores para 2015
1ª parcela 2ª a 12ª parcela
R$ 1.055,00 R$ 995,00

Sobre o curso
  • Conheça o curso

    A comunicação é a base das civilizações e, hoje, na sociedade globalizada é fundamental para romper fronteiras e alcançar grande relevo social. No entanto, com um mercado cada vez mais ávido por informações completas e com rapidez, torna-se essencial que o profissional do Jornalismo tenha formação crítica e criativa, teorizada e instrumentalizada para a capacitação da área de atuação, sempre com proximidade da realidade local e conhecendo a sociedade no qual está inserido. Nesse sentido, o aluno do curso de Jornalismo da Unicesumar é preparado para atuar de maneira dinâmica em tempo real com acontecimentos do socioeconômico, através dos fenômenos políticos, demográficos, tecnológicos e mercadológicos.

    O curso de Jornalismo prepara profissionais para atuarem nas áreas de webjornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo impresso, assessoria de imprensa e fotojornalismo, por meio da interação entre professor, aluno, academia e mercado de trabalho, da otimização dos laboratórios do curso e do aprofundamento do processo de ensino/aprendizagem.

  • Destaques

    Com ampla estrutura de comunicação, o curso prepara o aluno para exercer a profissão nos vários campos do jornalismo, da comunicação organizacional às redações; das mídias tradicionais como jornais, revistas, TVs e rádios, ao trabalho em webjornalismo — uma formação verdadeiramente multimídia. Aproxima a realidade da carreira do dia a dia do aluno, por meio da TV Universitária, da Rádio Universitária, do laboratório de fotografias e de projetos ao longo do curso.

  • Mercado de trabalho

    O mercado de Jornalismo está aquecido devido ao investimento de algumas emissoras na montagem de equipes para seus telejornais, além do surgimento de canais de notícias 24 horas, da TV digital e dos canais ligados a assembleias legislativas e câmaras municipais de grandes cidades, que contribuem para a abertura de postos na área. O desenvolvimento da tecnologia também gerou novos veículos de comunicação, como a internet, as TVs a cabo e via satélite, revistas e jornais eletrônicos e não só ampliou o campo de trabalho para o jornalista, mas lhe deu uma posição-chave no contexto da era da informação.

  • Estrutura
    - TV Universitária
    - Rádio Universitária
    - Laboratório de TV
    - Estúdio de rádio
    - Estúdio de fotografia

Coordenador
Prof. Vinícius Durval Dorne
vinicius.dorne@unicesumar.edu.br
Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).
Doutorado Sanduíche no Programa Ciências da Comunicação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).
Mestre em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pelo Centro Universitário Cesumar - Unicesumar