Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
31/01/2013
Retornam primeiros intercambistas do Ciência sem Fronteiras
Os estudantes, que passaram 12 meses em universidades americanas, voltaram ao Cesumar para partilhar as experiências adquiridas
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Retornam primeiros intercambistas do Ciência sem Fronteiras
O reitor Wilson de Matos Silva recebeu os estudantes Lenon Mendes Pereira e Luiz Américo Alves Filho
  Notícia(s) Relacionada(s)
Os dois primeiros estudantes do Cesumar a participarem do programa federal Ciência sem Fronteiras, retornaram ao País depois de estudarem um ano  em universidades norte-americanas. Na tarde de ontem (30), os alunos foram recebidos pelo reitor do Centro Universitário, Wilson de Matos Silva e pela diretora de pesquisa, Ludhiana Bertoncello, para partilhar as experiências adquiridas durante o intercâmbio.

Lenon Mendes Pereira, formando do curso de Engenharia Mecatrônica, esteve na Hofstra University, em Hempstead, próximo a Nova Iorque, e Luiz Américo Alves Filho, aluno do quarto ano de Arquitetura e Urbanismo, estudou em Auburn University, no estado do Alabama. Ambos descreveram como foi "sensacional" a oportunidade de estudar em outro país e conhecer novas culturas. Ìertamente foi uma experiência muito importante e que será um diferencial em trainees no começo da minha carreira", afirmou Lenon.

Durante os 12 meses de intercâmbio, os alunos dedicaram-se aos estudos e à produção de pesquisas, com bolsas de estudo do governo federal. Íe segunda a sexta-feira o meu tempo era apenas dedicado aos estudos, ficava na biblioteca por todo o dia", contou Luiz, ao afirmar que o ritmo de estudos foi bastante puxado. "Um dos diferenciais das universidades americanas é que lá o aluno estuda muito mais em casa do que em sala de aula."

Agora, de volta ao Brasil, Lenon Pereira aguarda a aprovação para um mestrado em tecnologias energéticas e nucleáveis. Já Luiz Alves, tem uma carta de recomendação feita pela multinacional - que tem sedes no Brasil - em que trabalhou durante as férias de verão americana.
 
Para a diretora de pesquisa do Cesumar, Ludhiana Bertoncello, após uma experiência de intercâmbio educacional os futuros profissionais já se diferenciaram dos demais estudantes brasileiros e terão facilidade ao tentar ingressar em programas de educação continuada.

Outros cinco estudantes do Cesumar continuam a estudar em universidades do exterior. Nos próximos dias será divulgada a seleção dos novos jovens que participarão do programa em 2013. O Ciência sem Fronteiras funciona como um intercâmbio de estudos no exterior financiado pelo Governo brasileiro.