08/02/2013
Milhares de graduados festejam a formatura

Milhares de graduados festejam a formatura
A alegria tomou conta da arena, com a presença de cerca de 15 mil pessoas
A sessão solene da formatura 2012 do Cesumar foi aberta ontem à noite, com a participação de formandos de 18 cursos, e terá continuidade hoje (08), na Arena do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, com a participação de mais 26 cursos do ensino presencial e a distância. São no total 2700 novos profissionais que saem para o mercado de trabalho nas mais variadas áreas.

A turma tem como paraninfo geral o senador Álvaro Dias. Em seu discurso ontem à noite, ele destacou a necessidade de um novo Brasil, que dê aos jovens a esperança e a oportunidade de ocuparem seus espaços nas profissões que escolheram.

"Que país os espera? As instituições brasileiras estão habilitadas a atender a expectativa desses que agora se colocam no mercado de trabalho? Que país é este que desperdiça 70 bilhões de dólares por ano com corrupção, tirando da sociedade a possibilidade de uma vida melhor?",  indagou o senador, ao salientar que o Brasil poderia ter uma renda per capita 70% maior, se não fosse o alto índice de corrupção hoje existente.

Para o senador, este não é o país que todos desejam, mas certamente permanece a obrigação de participarmos e contribuir com a Nação. "Queremos que os jovens tenham o direito e a oportunidade de ocuparem as funções técnicas que lhes cabem inclusive dentro das esferas públicas, porque o que vemos na maioria das vezes é a ocupação política dessas funções, derrubando a eficiência desse país", enfatizou o paraninfo, ao afirmar que "à educação cabe fornecer os mapas para que encontremos o caminho em um mundo complexo e ao mesmo tempo agitado".

O reitor Wilson de Matos Silva, ao lado do Conselho Superior Universitário, conferiu o grau aos novos bacharéis, lembrando os 19 mil profissionais já formados pelo Cesumar em seus 23 anos de história. Segundo o reitor, o momento "é impar para nossa instituição, mas de importância não só para nós, pois este é um ato de relevância cívica, porque a riqueza de um país se constrói pela educação".

A noite foi de muita alegria e agitação nas arquibancadas, onde aproximadamente 15 mil pessoas, entre familiares e amigos dos formandos prestigiaram o evento e estenderam faixas para parabeniza-los. Além deles, dezenas de professores e autoridades civis e militares compareceram para acompanhar o momento, engrandecido pela participação da Orquestra Filarmônica e do Coral Cesumar, responsáveis pela execução das canções que compunham o cerimonial.

A oradora da turma, Jaqueline Moreira, lembrou a alegria que representa para todos receber um diploma, mas destacou a responsabilidade com as competências que ele [diploma] confere. "adquirimos o conhecimento, agora é preciso saber usá-lo com competência e responsabilidade em benefício da sociedade", enfatizou.

Visite galeria de fotos 1

Visite galeria de fotos 2