Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
27/07/2009
Estudante de pós-graduação busca patente de aparelho ortodôntico
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Estudante de pós-graduação busca patente de aparelho ortodôntico
  Notícia(s) Relacionada(s)
O estudante do curso de especialização em ortodontia do Cesumar e Instituto Dental Press, Haroldo Stein Gomes, desenvolveu um dispositivo inovador no tratamento de problemas ortodônticos que resultou num pedido de patente, encaminhado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do Cesumar (NIT).

O aparelho desenvolvido tem a finalidade de promover o afastamento de dentes molares muito próximos e substitui modelos antigos de aparelhos extrabucais. Desenvolvido durante o curso no Cesumar, o aparelho já é utilizado pelo dentista em seu consultório, na cidade de Bandeirantes.

Conforme salienta Gomes, o dispositivo é inteiramente intrabucal e substitui o aparelho extrabucal, "o famoso freio de burro". O dentista destaca que além de ter conseguido uma angulação melhor para resolver o problema de dentes muito tortos ou sobrepostos, o novo dispositivo elimina os transtornos estéticos.

Outra vantagem apontada pelo dentista é que pode ser construído integralmente sem a necessidade de soldagens, o que facilita o manuseamento e melhora o ajuste bucal.

"Na literatura, existem vários modelos de aparelhos substitutos do extraoral, mas o meu desenho de aparelho aplica a força mais próximo do centro de resistência do dente, promovendo menores angulações dentárias, que é o efeito colateral mais temido dos aparelhos intrabucais", explica o inventor.

O dispositivo não está comercializado ainda,  pois o estudante de especialização acaba de concluir o estudo monográfico, onde comprovou que o novo aparelho promoveu menos angulação quando comparado aos modelos antigos existentes.

Segundo o assessor do NIT – Cesumar, Sandro Seiss, o processo     de patente já passou por várias fases no Instituto Nacional da Propriedade Industrial ( INPI). A primeira foi a busca prévia no banco de dados para verificar a pré-existência de outros pedidos de patente semelhantes ao que se pretende registrar.  Depois, foi feita a redação do pedido, conforme regras estabelecidas pelo próprio INPI e o recolhimento da taxa de depósito. Por fim, o NIT fará o depósito da patente.na subsede do INPI, em Curitiba.

O NIT – Cesumar foi implementado em 2007, e desde então vem auxiliando alunos e professores no desenvolvimento e registro de seus inventos. Até o momento, foram depositadas cinco patentes e realizados inúmeros atendimentos a alunos interessados em patentear seus inventos. Por meio do  NIT, acadêmicos e docentes pesquisadores podem ter uma assessoria gratuita que realiza todos os procedimentos relativos ao desenvolvimento de tecnologia, desde a realização de buscas prévias para orientar o rumo das pesquisas, até registro das patentes e o ingresso de medidas judiciais eventualmente necessárias para a proteção da criação.

O NIT fica localizado no térreo do bloco 7, e funciona de segunda a quinta-feira, entre 17h30 e 20h30. Contatos pelo telefone (44) 3027-6360, ramal 347, ou pelos e-mails nit@cesumar.br e sandros@cesumar.br.