Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Vol. 17, No 2 (2012)

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Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos

Dércia Antunes de Souza, Sergio Feliciano Crispim, Marcos Antonio Gaspar, Rosângela Sarmento Silva, Luis Paulo Bresciani

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar.

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Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
ISSN 1516-2664 Impressa
ISSN 2176-9176 On-line

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